quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Etiqueta Social e Comportamento à mesa: Tipos de Eventos

Estamos vivendo em uma época de vida corrida, atribulada e sem muito tempo para a nossa vida particular. Neste interim, faz-se necessário o cultivo de reuniões de familiares e amigos, proporcionando horas alegres e descontraídas em torno de uma mesa. 
A renovação e o aprimoramento dos nossos conhecimentos de etiqueta, aumentam nossa autoconfiança, tanto na vida social como na profissional.
Nosso comportamento à mesa, por exemplo, deve ser um só, seja na intimidade ou fora de casa. Portanto, confiantes em nossas boas maneiras, não encontraremos dificuldades em enfrentar um almoço de negócios, um jantar à francesa ou organizar um buffet em nossa casa.

Preparativos para recebermos em casa:
Definir: - o número de pessoas que desejamos convidar;
              - determinar o tipo de evento - formal ou informal;
              - planejar o cardápio para este evento;
              - coordenar tudo com nossa disponibilidade financeira.

Formular os convites: - Formais por escrito, com certa antecedência (30 dias) para festas tipo bodas ou aniversários que desejamos comemorar com muita elegância em nossa casa.
Os convites informais podem ser feitos por telefone ou por e-mail, bastando uma semana antes.



Os tipos de eventos:
Hoje, falaremos do BRUNCH e do serviço À FRANCESA:


. BRUNCH – palavra composta pela inglesa “breakfast” (café da manhã) + “lunch” (almoço), servido das 10h às 16h aproximadamente. Oferecemos sucos, cereais, frutas, café, leite e chá, pães variados e frios. Os pratos quentes geralmente são omeletes, quiches, suflês, seguidos de sobremesas: docinhos e tortas.


. ALMOÇO ou JANTAR –Conforme a disponibilidade de lugares à mesa ou mesas, utilizamos o SERVIÇO À FRANCESA ( mais sofisticado e elegante), que exige o auxílio de serviçais. Calcula-se um espaço de no mínimo 45 cm diante de cada convidado, para dispor: à esquerda: pratinho de pão com faquinha, recipiente para lavanda (se for servido um alimento para comer com as mãos) tais como: ostras, lagosta, alcachofra e frutas e o guardanapo. Em mesas requintadas usamos o “sousplat” (um prato maior que permanece diante do convidado até a retirada final dos pratos principais. À esquerda, também, ficam o garfo grande de mesa, o garfo para peixe e o garfo menor para a entrada.
Do lado direito ficam os copos, neste tipo de jantar o copo para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe, e os talheres: faca grande de mesa, faca para peixe – que é uma espátula, pois peixe não se corta e sim se separa e ainda a faca menor para entrada.
O cardápio poderia ser: entrada fria - à base de saladas ou mousses salgadas, um segunda prato à base de peixe e o prato principal com carne e acompanhamentos. Se for servida uma taça de consommé ou sopa em creme, logo após a entrada, a colher ficará à direita, entre a faca menor de entrada e a faca do peixe.
As toalhas podem ser brancas, cor creme ou gelo, lisas, e é claro, impecavelmente passadas. Os guardanapos, de tecido, acompanham a cor das toalhas ou podem ser contrastantes, combinando com copos ou a louça. 
A mesa elegante e sóbria fica melhor com pratos lisos ou com frizos. A decoração de flores naturais deve seguir arranjos baixos. Velas para o jantar, são acesas antes dos convidados sentarem à mesa. 

As travessas do serviço à francesa são servidas pela esquerda, o mais próximo possível do prato,com garfo e colher dispostos para que cada convidado possa servir-se. Água, vinhos e champanhe são servidos pela direita. A retirada dos pratos e talheres também é efetuada pela direita.

Susi Obal - professora dos Cursos de Etiqueta Profissional e Comportamento à Mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário