segunda-feira, 16 de abril de 2012

Falando das CORES - com a Artista Plástica Tânia Furtado

A COR no Universo da Criatividade :

Sem dar sinal, silenciosamente, ela aparece, toca e a resposta logo vem...
Com um dialogo brilhante ou opaco faz uma prosa com o nosso olhar, com nosso Ser. Ela transmite sensações que não conseguimos ficar indiferentes.
Ela vibra, brilha, se movimenta e emerge para transmitir a sua mensagem aos nossos corações.
Mas, a cor está aí, presente na Natureza que Deus nos deu!
O artista apenas percebe sua singularidade e a revela, mas não a inventa, ele reinventa. É obra divina do Criador.
Ela é democrática, pois tem para todos os gostos. A regra de combinações está aí para todos desfrutarem de seu encanto. Bem simples, na natureza de Deus. Podemos visualizar na composição geométrica das asas de uma borboleta ou quem sabe, na pluma azul, verde, prata cintilante que cobre o beija flor ou ainda nas flores que colorem nossos jardins... São infinitas as tonalidades como infinito é o Criador delas.
 Não precisamos fazer muitos estudos, apenas perceber... A obra é magnífica! Ele já fez todas as combinações possíveis, é só observar!

Para Edith Derdyk:
 “A ação se quer criadora, ainda que intencional e voluntária, também se manifesta como sucessão de atos cegos tendendo para uma direção, como que atraídos por uma energia vital desprendida pelo vapor de um corpo vivo que é, que deseja, que intui, que sente, que recorda, que pressente, que pensa, que quer, que sonha, que imagina, que pode, que faz.”

A artista trata o ato de criar como desprendimento voluntário ou intencional, mas principalmente resultante de um corpo que vive.
A criatividade é desencadeada por um dinamismo secreto da observação desse corpo vivo, processada pela natureza humana, criatura singular, obra do Criador.

Tânia Lopes Furtado
Artista Plástica
Arte – educadora
Graduada em Belas Artes
Pós – graduada em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE

Um pouco de teoria para entender melhor o diálogo das cores no Universo do ato Criador.

Cor é vida

As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-íris. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem. É esse o fenômeno na direção dos olhos que as percebem. Esse fenômeno nos permite dizer qual a cor dos objetos.
A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto.
     Através da combinação de diferentes cores descobrimos efeitos surpreendentes. 
A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir.
     A cor é vista: impressiona a retina.
     A cor é sentida: provoca emoção.
     A cor é construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma idéia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade, etc.

Vamos começar com as cores primárias ou cores puras: Vermelho, azul e amarelo:
O vermelho esteve presente no casamento de Tais Furtado e André Amaral: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário