terça-feira, 26 de julho de 2011

Etiqueta Profissional - Super Secretária Executiva


Lições de etiqueta profissional – parte I

Muitas pessoas tem uma visão errada sobre etiqueta, pensando que é somente aquele monte de pratos, talheres, taças na mesa, não é mesmo? Pois engano seu! Etiqueta vai muito além disso.
Para entender o que é etiqueta é simples: se você esta na sua casa e resolve acender um cigarro. Até aí tudo bem, não há problema nenhum nisso, mas, se por um acaso você esta no escritório onde há várias pessoas, isso afeta as demais e é aí que é preciso ter o bom senso, ter etiqueta profissional.
Muitas pessoas vivem como se o mundo fosse feito só para elas, não pensam e não respeitam o espaço dos demais. Por exemplo, você adora ouvir música alta na sua casa, tudo bem, quem não gosta às vezes para relaxar e se distrair não é mesmo? Porém, o seu vizinho pode não curtir o mesmo tipo de música que você ou então para piorar ainda mais a situação, tem criança pequena em casa que costuma dormir várias vezes durante o dia, já pensou? Procure pensar nas pessoas que estão a sua volta, ser educado não custa nada!
Etiqueta é isso, serve para que todos vivam de uma forma civilizada. Não é apenas porque é chique ou esta na moda, e sim, um conjunto de princípios que faz com que cada um respeite o espaço do outro.
Confere algumas lições de etiqueta profissional que pode ajudar você a ser ainda mais super:
1- Use, mas não ABUSE: Tenha sempre em mãos seus cartões de visita, mas seja seletivo ao distribuí-los.  Afinal, eles contem informações sobre você.
O jeito correto de usar cartões pessoais e profissionais ainda confunde muita gente. No seu cartão profissional deve conter todas as informações necessárias para que o contato tenha continuidade, por exemplo, nome completo, cargo, endereço com o CEP, telefones com o DDD e e-mail. Jamais mande colocar no seu cartão de visitas o número do seu celular. Quando você achar conveniente você mesmo anota a mão. Claro que tem uma exceção caso seu celular seja o seu telefone comercial.
Opte por cartões discretos. Os pessoais na cor pérola e branco com fontes na cor azul marinho ou preta são super elegantes.
Quando for entregar seu cartão há alguém, cuide para entregar com a parte impressa sempre para cima, assim, a pessoa que esta recebendo pode ler o que esta escrito.
Se você é conhecida pelo sobrenome, peça para colocar ele em destaque, como negrito ou itálico.
Durante uma reunião controle a ansiedade para entregar seu cartão ao executivo principal. Cabe a ele tomar a iniciativa.
Cartão com foto? Isso nós deixamos somente para aquelas pessoas que trabalham numa empresa de filmes fotográficos.
Evite cartões coloridos ou com figuras/desenhos a não ser que você seja design. Hoje há muitos tipos de cartões, mais lembre sempre que o menos é mais.
É importante que você guarde em um porta-cartão os cartões de seus contatos. Assim você mantêm tudo organizado e quando vir a precisar, sabe exatamente onde procurar.
2- Aproveite, pero NO MUCHO: você deve se divertir nas festas da empresa, claro, afinal, o objetivo principal delas é a integração dos funcionários ou comemoração. Mas tome muito cuidado para não passar dos limites.O final do ano é a época de maiores números de festas e algumas pessoas acabam passando dos limites, e outras ainda pensam que os excessos serão perdoados. Mas estão enganados. Você ainda pode acabar virando alvo de piadinhas dentro da empresa por causa desse deslize.
3- Grosso, EU?! Espero que as secretárias aqui do blog não façam parte desse time, né? Afinal, devemos sempre ser educadas e discretas.
Na empresa sempre tem aquela pessoa que esta pronta para fazer aquele comentário sobre os outros, que muitas vezes é incapaz de olhar para si mesmo. Existe muitos tipos de pessoas grosserias, por exemplo o chaminé, que é aquela que mesmo trabalhando em uma sala onde todas as janelas são lacradas por causa do ar condicionado insiste em fumar e ai daquele que reclamar. Totalmente sem noção heim.
E as cheirosas? É aquela pessoa que se entope de perfume e que todo mundo sabe que ela chegando antes mesmo dela abrir a porta. Isso é sério secretárias, imaginem vocês trabalhando um dia todo com um perfume que até pode ter um cheiro bom, mas que no final do dia vai lhe trazer uma boa dor de cabeça e nesse caso, nem a Neusa pode ajudar.
nervosinho é aquele profissional que esta sempre a ponto de explodir com o primeiro que cruzar o seu caminho. Acha que somente ele tem problemas a resolver e que todo mundo tem que entender.
4- Chique até debaixo d’água: secretária, problemas todo mundo tem, uns piores e outros um pouco menos, mas isso não é motivo nenhum para falta de educação. Esta com problemas na família? Converse com seu superior e explique a situação (sem detalhes), converse também com seus colegas mais próximos que trabalham contigo diariamente, eles com certeza entenderam essa fase. Doença? Procure o médico da empresa e veja se consegue alguns dias de licença, assim você se recupera e volta com tudo. Mais cuidado para essas coisas não virarem rotina. Nada mais deselegante que aquela pessoa que só sabe reclamar e se lamentar da vida.
Passou a noite chorando e esta com aquelas olheiras horríveis? Recorra para a maquiagem, bolsas de água gelada ou chás para desinchar os olhos. O que não pode acontecer é que na manhã seguinte as pessoas lhe perguntem o que houve, porque aí já sabe, é aquela choradeira novamente.
5- Deslizes de verão: você pode e deve colocar as “manguinhas de fora”, afinal, usar blazer no verão é uma tarefa quase impossível. Mas tome muito cuidado aqui para não comprometer a sua imagem.
Ficar elegante num calor de mais de 30 graus não é nada fácil, ainda mais que calor e verão pedem roupas leves e frescas. Mais isso não quer dizer que você pode usar aquela saia curta ou aquele shortinho de passear na praia na empresa, como eu disse “passear na praia”.
Para nós mulheres nada de barriga de fora, transparência, roupas coladas demais. Deixe tudo isso para o final de semana. Evite também rasteiras, elas são ótimas para um passeio no parque. E vale lembrar: unhas das mãos e pés devem estar impecáveis assim como os cabelos bem limpos. Atenção redobrada também na depilação. Use um bom desodorante e cuidado mais uma vez com o perfume. Verão pede roupas e calçados frescos e um perfume refrescante, eles geralmente são auto-astral, pelo menos comigo =]
Acompanhe os próximos posts com mais lições de etiqueta… será super!

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