quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Etiqueta Profissional: Etiqueta empresarial como diferencial-


Etiqueta empresarial como diferencial

As mulheres se dividem entre aquelas que seguem regras de etiqueta naturalmente, como que por vocação, e aquelas que não têm esse dom.
Se você não está no grupo das afortunadas, não se dê por vencida. Ninguém nasceu lady francesa. O fato é que não é admissível que uma secretária executiva desconheça etiqueta. Isso porque o que representa a empresa, acima de cartões de visita, websites e esse tipo de material, é, sobretudo, o seu corpo de funcionários. Secretárias executivas tendem a ter um contato muito grande com o público externo e este enxerga nas gafes da secretária executiva, gafes da própria empresa… e a última coisa que a empresa quer é, tendo um bom serviço/produto, perder um importante parceiro ou cliente por incidentes causados por diferenças culturais.
Secretárias executivas podem comportar-se da maneira como quiserem em sua vida pessoal; mas para sua vida profissional existe um código de normas a ser seguido que a protege contra gafes que podem colocar em risco seu sucesso profissional… esse guia é, justamente, a etiqueta.
A etiqueta nunca erra.
Ela pode, inclusive, fazer a diferença em seleções de emprego. Veja o que diz Rafael Pedroso, envolvido com contratações para a Midiaweb Inteligência Interativa, de Curitiba:
“Em primeiro lugar nós consideramos as habilidades específicas, se estão dentro do perfil que procuramos; depois consideramos fatores como experiência e habilidades secundárias que importam para a agência; por fim, havendo empate entre alguns candidatos, consideramos fatores mais subjetivos e com certeza a forma como se apresentam faz total diferença neste momento.”
Para secretárias executivas a importância disso é ainda maior, pois, considera-se que conhecer etiqueta empresarial é uma habilidade de primeira necessidade. O Super Secretária Executiva tem algumas dicas básicas para que você se dê bem com etiqueta e não caia nas armadilhas das entrevistas de emprego:
  • Use roupas discretas;
  • A primeira impressão é sempre a que fica;
  • Seja sempre pontual;
  • Ao conversar, olhe sempre nos olhos da pessoa;
  • Aperte firme a mão de quem cumprimenta; nada mais desagradável do que aquela sensação de que a pessoa não queria dar a mão;
  • Ouça mais do que fale;
  • Sente sempre com a postura ereta e da forma adequada; não fique sentado de qualquer jeito na cadeira como se ninguém estivesse vendo (mesmo se estiver cansado)
www.supersecretariaexecutiva.com.br

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